D
E
L
I
V
E
R
Y

Como surgiu a cerveja artesanal no Brasil

A nossa tão amada cerveja chegou ao Brasil lá atrás na época da colonização, mas até 1870 a cerveja consumida no Brasil era de origem britânica. Em 1830 os imigrantes começaram a produzir cervejas artesanais para consumo próprio e familiar e as mulheres e só a partir de 1935 as famílias começaram a produzir a bebida para vender no comércio local.

No final do século XIX foi quando a cerveja artesanal ganhou mais força no Brasil, que foi quando os impostos aumentaram fazendo com que ficasse inviável a importação de bebidas. A partir daí, a bebida já era muito consumida e precisou de uma mão de obra maior para aumentar a produção. 

A partir da década de 1990, aconteceu um fenômeno no Brasil chamado de “renascimento cervejeiro” que veio mudando o cenário da cerveja e mudando também o pensamento das pessoas sobre a bebida: o surgimento rápido e o crescimento da produção de cerveja artesanal no Brasil. Foram abertas várias microcervejarias que propuseram uma relação diferenciada para seus consumidores. 

A produção de cerveja caseira ganhou um número considerável de adeptos no território nacional e pode-se observar o aumento de estabelecimentos que eram focados em vender cervejas especiais. Consumidores, produtores e amantes da cerveja vem promovendo a disseminação de algo chamado “cultura cervejeira” que tem como objetivo ressignificar a bebida no brasil trazendo a valorização de vários aspectos, como cultura e história, criando uma distinção entre o produto de pequena e grande escala.

Apesar desse crescimento ano a ano do consumo de cerveja artesanal no Brasil, a bebida ainda é um pouco restrita, algumas pessoas acreditam que a emergência de cervejas artesanais estão ligadas à ascensão de produtos gourmet no Brasil e alguns padrões de consumo no mundo contemporâneo.

Conta pra gente, você é #TeamArtesanal?

FALE COM
O #BREW

Sua opinião, sugestão e mensagem são muito importantes para deixarmos o #BREWTECO cada vez mais com a sua cara.

    Imagem para Subir para o Topo