Fatos e curiosidades sobre a cerveja

palapa33_wp4

Se você está lendo esse post, é porque ama cerveja como nós. Seja para acompanhar um papo depois do trabalho, celebrar uma conquista ou simplesmente brindar a vida, uma cerveja gelada é sempre uma ótima companhia.

E hoje queremos dividir com você alguns fatos e curiosidades sobre essa nossa paixão!

  • A cerveja é a terceira bebida mais consumida no mundo!

Na lista dos países que mais consomem a bebida por pessoa, temos a República Tcheca, a Polônia e a Alemanha ocupando os 3 primeiros lugares. A Áustria e a Lituânia vêm em seguida com o quarto e quinto lugar. (Dados de pesquisa realizada em 2017).

  • A cerveja Lager é considerada a mais comum do mercado e detém 80% do consumo mundial. Porém com o fomento das cervejas artesanais, o consumo de Ale vem aumentando, podendo alcançar a Lager. Dentro dessas duas categorias principais, hoje, já existem mais de 400 estilos ao redor do mundo. 
  • A cerveja mais alcoólica do mundo é a holandesa Mystery of Beer da Brouwerij ‘t Koelschip, que possui 70% de teor alcoólico. Para atingir esta marca, a cerveja é produzida com muito lúpulo para equilibrar e além de possuir álcool adicionado na sua formulação, parte da do líquido é congelada, ficando a parte mais alcoólica. É vendida em garrafas de 330ml por 45 euros, ou em doses de 40ml por 10 euros. 
  • As garrafas de cerveja, não são tradicionalmente marrons à toa. A cor foi pensada para servir como uma espécie de filtro solar que protege a cerveja.

Tanto as luzes artificiais, quanto a luz natural são capazes de quebrar as moléculas do lúpulo, e gerar um efeito chamado lightstruck que deixa a cerveja com cores, odores e sabores desagradáveis.

  • Os cinco maiores produtores de cerveja do mundo são: China (produz uma média de 48 bilhões de litros/ano), Estados Unidos, Brasil (13,3 bilhões de litros/ano), Rússia e Alemanha (9,5 bilhões de litros/ano). Curiosamente, destes cinco países, apenas a Alemanha aparece no ranking de países consumidores da bebida. 
  • Se você tem uma geladeira em casa, agradeça a cerveja! Isso mesmo, o eletrodoméstico existe graças ao australiano James Herrison, que em 1856, recebeu a missão de criar um aparelho que refrigerasse as cervejas de uma fábrica. O equipamento inicialmente era usado para fins industriais, mas logo se popularizou e se transformou no que conhecemos hoje.

E aí, ficou surpreso com as curiosidades? Agora queremos saber de você, conhece alguma curiosidade que não citamos? Conta pra gente nos comentários!