Você já deve ter ouvido falar por aí que no mundo nada se cria, tudo se copia. Discordamos. Temos a certeza que o DNA Brewteco é bem nosso, mas estamos longe de achar justo ignorar a tradição de um bom boteco carioca.
Então, fazemos como manda a inspiração: sugamos o ar para dentro do organismo para depois liberá-lo de uma forma que nunca mais vai se repetir. Quer ver a seleção dos botecos que alimentam nosso corpo? Segue aqui!
Paladino
Centenária, parece que o tempo não passou para a Casa Paladino. No centro do Rio, o ambiente de botequim junto a um clássico armazém permanece praticamente intacto desde a sua fundação. Dá pra acreditar?
A Paladino reúne uma das melhores combinações quando o assunto é boteco: ambiente acolhedor, atendimento nota 10 e decoração que faz uma conversa de bar parecer viagem no tempo sem sair do presente – afinal, o relógio cravado na estante em 1906 ainda funciona e hoje marca 2021.
A comida é sempre fresca (e famosa pelas saborosas omeletes e os fartos sanduíches, que valem como uma refeição), o chope sempre gelado e o cenário, que já foi locação de alguns filmes, serve até hoje como inspiração para artistas.
Endereço: Rua Uruguaiana, 224 – Centro
Telefone: (21) 2263-2094
Horário: Segunda a sexta, 07h às 20h30
Aconchego Carioca
Vamos começar pelo que importa: o premiado estabelecimento comandado pela chef Katia Barbosa é onde nasceu o bolinho de feijoada, petisco disputado nos bares cariocas. É inspiração, pronto!
O sucesso na Praça da Bandeira fez com que o restaurante ganhasse casas também na Barra e no Leblon. No menu, pratos badalados como arroz de rabada, camarão na moranga e a picanha de sol com salada morna de feijão-verde, farofa de amendoim e arroz. Delícia, né?
Endereço: Rua Barão de Iguatemi, 245 – Praça da Bandeira
Telefone: (21) 2273-1035
Horário: Terça a sábado, 12h às 22h; Domingo, 12h às 18h
Bip-Bip
Está aí um boteco que não poderia ficar de fora da nossa lista. Se você não conhece, fica o aviso: o Bip-Bip é diferente de tudo que já frequentou. Por lá, dá para encontrar música boa e de graça, ambiente agradável e informalidade total no atendimento, com um clima de cerveja em casa em boa companhia.
É que o bar não tem garçons: é uma espécie de boteco self–service. No Bip-Bip você levanta, vai à geladeira, pega sua bebida e diz para Alfredo o seu nome e o que está levando. No final, é só procurar por ele e pagar a conta. Nada de esperar garçom à mesa. Simples e genial assim.
À noite é hora de música boa e genuinamente brasileira! Às segundas e terças tem roda de choro e, às quartas-feiras, é a vez da Bossa Nova. Já às quintas, sextas e domingos, uma roda de samba transforma o bar em um pequeno carnaval – o programa preferido dos cariocas.
Endereço: Rua Almirante Gonçalves, 50 – loja D – Copacabana
Telefone: (21) 2267-9696
Horário: Domingo – 19h à 01h | Terça, Quarta e Quinta – 20h à 01h | Segunda, Sexta e Sábado – Fechado.
Bar Bracarense
O espaço ao ar livre combinado ao menu tradicional já rendeu ao Bar Bracarense alguns prêmios. Foram duas vezes eleitos o melhor do Brasil pelo The New York Times, quatro vezes o melhor da cidade do Rio em votação popular pela Prefeitura da cidade e, ainda, um lugar na nossa lista de botecos que inspiram.
A casa oferece um menu de muita comida boa e receitas antigas, como os tradicionais bolinho de aipim com camarão e requeijão do tipo catupiri. Também oferece opções para o almoço, como saladas e carnes. Para completar, alguns sucessos que fogem totalmente do tradicional, como a Cremosa, caipirosca de maracujá com lima-da-pérsia batida.
Endereço: Rua José Linhares, 85, Loja B – Leblon
Telefone: (21) 2294-3549
Horário: Aberto todos os dias a partir das 11h.
Bar do Mineiro
É da arte de ser boteco que a gente gosta! E o Bar do Mineiro, comandado pelo colecionador de arte Diógenes Paixão, tem um vasto repertório de acervo pessoal nas paredes de azulejos brancos, que torna o ambiente um show à parte.
Se o estabelecimento já seria inspirador pelo cenário, imagine só o quão mais influente no nosso mundo ele é por ter sido pioneiro ao servir pastéis recheados de feijão, um dos carros-chefe da casa.
Ainda no clima do feijão, um dos pratos mais tradicionais brasileiros é o responsável por filas de locais e turistas na porta do Bar do Mineiro aos finais de semana: a feijoada. Além disso, petiscos em versões fora do óbvio e cerveja gelada sempre conquistam o coração da galera.
Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 99 – Santa Teresa
Telefone: (21) 2221-9227
Horário: Aberto todos os dias a partir das 11h, exceto Segundas.
Casa Villarino
Mesmo fechada, no momento, não podemos esquecê-la. Os fundadores são espanhóis, mas dá para dizer sem medo que a Casa Villarino é uma grande representante da cultura brasileira. Foi, por exemplo, em uma das mesas do bar que, no verão de 1956, Tom Jobim foi apresentado a Vinícius de Moraes por Lúcio Rangel para musicar a peça “Orfeu da Conceição”, estreada meses mais tarde.
Também foi lá o berço do termo Bossa Nova, que acabou dando nome ao estilo musical que marcou época. Por essas e outras, a Casa virou símbolo e referência da boemia carioca e ponto de encontro no centro da cidade do Rio.
Hoje, o estabelecimento é um misto de bar e delicatessen e tem no menu pratos, lanches, bebidas e o melhor de produtos gastronômicos nacionais e importados.
Endereço: Av. Calógeras, 6 – Centro
Telefone: (21) 2240-1627
Horário: Aberto todos os dias a partir das 11h, exceto Sábados e Domingos.
Galeto Sat’s
No coração de Copacabana, o Galeto Sat’s é o nosso representante de um bom boteco para ficar noite adentro, “chegar depois” ou ver só ir embora junto com o sol. Entre famosos e anônimos que ocupam cadeiras e mesas de madeira do pequeno salão e uma parte da calçada, cachaças por todos os lados (inclusive, destacamos a carta de água-ardente).
No aconchego do teto baixo, um cardápio surpreendente oferece sabores autênticos como galeto no molho de laranja, na cachaça ou caipirinha. A churrasqueira está sempre lotada e saem da cozinha porções e porções de farofa de ovo. Dizem por aí que quase sempre uma noite realmente boa acaba naquela esquina…
Endereço:
Rua Barata Ribeiro, 7 – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ
Telefones: (21) 2275-6197 / (21) 2543-8841
Horário: Aberto todos os dias 12:00 até o último cliente
R. Real Grandeza, 212 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ
Telefones: (21) 2266-6266
Horário: Aberto todos os dias 11:30 até o último cliente
Bar da Frente
Sem medo da concorrência, o Bar da Frente foi inaugurado depois da mudança de endereço do Aconchego Carioca e fez bonito. Não só no cardápio, que investe em receitas de petiscos criativas e apetitosas, mas também na seleção de cervejas – ponto para eles no nosso ranking dos botecos inspiradores.
A lista de geladas disponíveis exibe sessenta rótulos e no freezer tem sempre novidades. Se for se aventurar por lá, não deixe de experimentar o bolinho de feijoada, com pimenta da casa.
Endereço: Rua Barão de Iguatemi, 388 – Praça da Bandeira
Telefone: (21) 2502-0176
Horário: Aberto todos os dias a partir das 12h, exceto Segundas e Terças.
Adega Pérola
Inaugurado há mais de meia década, o Adega Pérola está acostumado a ver passar por ali os amantes do teatro. Primeiro, os que frequentavam o Opinião, nos anos 60; depois, o Tereza Rachel, na década seguinte; atualmente, quem bate ponto no Theatro Net Rio.
O visual do estabelecimento, imaginamos, agrada a nós e aos pedestres. Mesas e bancos compridos de madeira fazem a moldura para o enorme balcão de 9 metros de comprimento, vitrine de uma variada seleção de petiscos.
O esquema é um pouco diferente de outros botecos: as sugestões são vendidas em porções de 100 gramas e as especialidades são frutos do mar. Bonito de ver e delícia de comer!
Endereço: Rua Siqueira Campos, 138 – loja A – Copacabana
Telefone: (21) 2255-9425
Horário: Segunda a sábado, 11h à 01h
O Caranguejo
Ainda na seleção das inspirações ligadas ao mar, permanecemos em Copacabana. O Caranguejo é quase unanimidade entre os botequeiros cariocas e não é para menos. O menu, recheado de opções, vai da empadinha ao prato completo com peixe de forma a agradar a todos os gostos.
Uma boa vantagem do estabelecimento é que, além de um cardápio de dar água na boca, o espaço conta com ar condicionado. Só quem viveu um verão carioca sabe.
Endereço: Rua Barata Ribeiro, 771 – Copacabana
Telefone: (21) 2235-1249 / (21) 2236-1352
Horário: Aberto todos os dias a partir das 08h.
Bar Brasil
Outro cheio de história, o Bar Brasil abriu as portas em 1907, na Lapa, trazendo boas opções de gastronomia alemã para a Cidade Maravilhosa. Depois de mais de 100 aniversários, a tradição se mantém: é por lá que você encontra o melhor da culinária alemã em terras cariocas em um ambiente tranquilo para relaxar no final de semana.
O local tem a fachada tombada pelo patrimônio histórico e exibe a placa de patrimônio cultural carioca. Não tinha como ser diferente, né?
Endereço: Av. Mem de Sá, 90 – Centro
Telefone: (21) 2509-5943
Horário: Aberto todos os dias a partir das 11h, exceto Segundas.
Armazém São Thiago
Negócio familiar localizado em Santa Teresa, o Armazém São Thiago carrega história no DNA. A decoração de época, apesar do estabelecimento revitalizado, é uma forma de se conectar com as tradições da boemia carioca e mais de 100 anos de história.
No cardápio, muitos quitutes para provar e se deliciar. Chopp, Cerveja, Drinks e uma extensa carta de vinhos e cachaças. Tem como ser mais boteco que isso?
Endereço: R. Áurea, 26 – Santa Teresa
Telefone: (21) 2232-0822
Horário: Segunda a Quinta, a partir das 16h | Sexta, Sábado e Domingo a partir das 12h.
Bar Lagoa
E falando em história… O Bar Lagoa é a encarnação da arquitetura art déco na cidade, e conta com balcão e parte das paredes de mármore de Carrara. O material teria desembarcado num cais que existia próximo ao canal do Jardim de Alah. Será?
A maior das tradições é aquela que apaixona qualquer botequeiro: um bem tirado chope combinado a uma seleção de petiscos de nacionalidades variadas, do salsichão ao bolinho de bacalhau, passando pelo brasileiríssimo filé à oswaldo aranha.
Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 1674 – Lagoa
Telefone: (21) 25231135 / (21) 22871112
Horário: diariamente, 12h à 00h