Fatos e curiosidades sobre a cerveja

Jonas

Se você está lendo esse post, é porque ama cerveja como nós. Seja para acompanhar um papo depois do trabalho, celebrar uma conquista ou simplesmente brindar a vida, uma cerveja gelada é sempre uma ótima companhia.

E hoje queremos dividir com você alguns fatos e curiosidades sobre essa nossa paixão!

  • A cerveja é a terceira bebida mais consumida no mundo!

Na lista dos países que mais consomem a bebida por pessoa, temos a República Tcheca, a Polônia e a Alemanha ocupando os 3 primeiros lugares. A Áustria e a Lituânia vêm em seguida com o quarto e quinto lugar. (Dados de pesquisa realizada em 2017).

  • A cerveja Lager é considerada a mais comum do mercado e detém 80% do consumo mundial. Porém com o fomento das cervejas artesanais, o consumo de Ale vem aumentando, podendo alcançar a Lager. Dentro dessas duas categorias principais, hoje, já existem mais de 400 estilos ao redor do mundo. 
  • A cerveja mais alcoólica do mundo é a holandesa Mystery of Beer da Brouwerij ‘t Koelschip, que possui 70% de teor alcoólico. Para atingir esta marca, a cerveja é produzida com muito lúpulo para equilibrar e além de possuir álcool adicionado na sua formulação, parte da do líquido é congelada, ficando a parte mais alcoólica. É vendida em garrafas de 330ml por 45 euros, ou em doses de 40ml por 10 euros. 
  • As garrafas de cerveja, não são tradicionalmente marrons à toa. A cor foi pensada para servir como uma espécie de filtro solar que protege a cerveja.

Tanto as luzes artificiais, quanto a luz natural são capazes de quebrar as moléculas do lúpulo, e gerar um efeito chamado lightstruck que deixa a cerveja com cores, odores e sabores desagradáveis.

  • Os cinco maiores produtores de cerveja do mundo são: China (produz uma média de 48 bilhões de litros/ano), Estados Unidos, Brasil (13,3 bilhões de litros/ano), Rússia e Alemanha (9,5 bilhões de litros/ano). Curiosamente, destes cinco países, apenas a Alemanha aparece no ranking de países consumidores da bebida. 
  • Se você tem uma geladeira em casa, agradeça a cerveja! Isso mesmo, o eletrodoméstico existe graças ao australiano James Herrison, que em 1856, recebeu a missão de criar um aparelho que refrigerasse as cervejas de uma fábrica. O equipamento inicialmente era usado para fins industriais, mas logo se popularizou e se transformou no que conhecemos hoje.

E aí, ficou surpreso com as curiosidades? Agora queremos saber de você, conhece alguma curiosidade que não citamos? Conta pra gente nos comentários!

Brewteco
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.